Com "Photograph" selecionada para o primeiro single do álbum “Ringo” de 1973, Ringo Starr escolheu "Down and Out", uma música escrita por ele sozinho, para o lado B. Ringo gravou a canção na Inglaterra, com George Harrison, o pianista Gary Wright e Klaus Voormann. Essa sessão produzida por Harrison, provavelmente ocorreu em 1972, de acordo com os autores Chip Madinger e Mark Easter, durante o mesmo período da primeira tentativa de Starr e Harrison de gravar "Photograph". "Down and Out" é um blues de doze compassos que o biógrafo Alan Clayson, descreve como letra boba e superficial. A gravação logo depois do segundo verso, apresenta um sensacional solo de Gary Wright no piano (Alright, gary) e um espetacular solo de Harrison na slide, e também de . O produtor Richard Perry subsequentemente adicionou uma seção de trompas, resultando em ele ser creditado como co-produtor na faixa junto com Harrison.
A Apple Records lançou o single "Photograph", com "Down and Out" no lado B, em 24 de setembro de 1973 na América, e em 19 de outubro na Grã-Bretanha. O lançamento do álbum RINGO seguiu em novembro de 1973, com "Photograph" aparecendo como a terceira faixa, antes de outra contribuição de Harrison, "Sunshine Life for Me (Sail Away Raymond)".
No álbum. ao lado da letra impressa de "Photograph" no encarte, uma litografia de Klauss Voormann mostra uma foto emoldurada em uma prateleira ou mesa, na qual Ringo olha desanimadamente para uma foto emoldurada de uma mulher. Em sua vida pessoal neste momento, a chegada do álbum coincidiu com o fracasso de seu casamento, em parte como resultado por Harrison e Maureen terem tido um caso. Isso talvez explicasse a letra de "Down and Out", que acabou não entrando no álbum original.
Ringo Starr – vocais e bateria; George Harrison – violão de 12 cordas (slide) e backing vocals; Bobby Keys – saxofone tenor; Nicky Hopkins – piano; Vini Poncia – violão e backing vocals; Jimmy Calvert – violão; Klaus Voormann – baixo; Jim Keltner – bateria; Lon Van Eaton – percussão; Derrek Van Eaton – percussão; e Jack Nitzsche – arranjos orquestrais e corais.
Um comentário:
Ringo 73 - Um dos 3 melhores álbuns gravados por ele.
Postar um comentário