sexta-feira, 19 de maio de 2023

THE BEATLES - DIG A PONY - SENSACIONAL! ★★★★★★★


Let It Be foi o décimo terceiro e último álbum de estúdio lançado pelos Beatles. Gravado entre janeiro de 1969 e março/abril de 1970, o álbum foi somente lançado em 8 de maio de 1970, após o disco Abbey Road (último gravado) e juntamente com o filme de mesmo nome. O projeto (filme e disco), inicialmente estava previsto para chamar-se Get Back.
"Dig A Pony" é a segunda faixa do álbum, antecedida por "Two Of Us" e seguida por "Across The Universe". Foi composta por John Lennon e é creditada a Lennon-McCartney, claro. Os Beatles gravaram "Dig A Pony" em 30 de janeiro de 1969, durante o show no terraço do prédio da Apple Corps em Savile Row, no centro de Londres. Foi a primeira música a ser gravada durante as sessões da Apple Studios no final de janeiro de 1969. Também foi a penúltima música tocada no concerto no telhado da Apple em Savile Row, em 30 de janeiro de 1969 e foi essa a versão entrou no álbum Let It Be. Foi a grande (e significativa) contribuição de John Lennon para o álbum Let It Be ("Across The Universe" já havia sido gravada anteriormente).

Em 1980, John Lennon disse que "Dig A Pony" era "mais outro monte de lixo", embora tenha expressado desprezo semelhante por muuuitas de suas músicas. Foi escrita para Yoko Ono e apresenta uma infinidade de frases estranhas e aparentemente sem sentido encadeadas no que Lennon se referiu como um estilo de letra de Bob Dylan. Autoindulgência pura, a faixa chegou a se chamar “I Con A Lowry” (possivel­mente uma referência a um tipo de órgão usado no estúdio), mas Lennon mudou o título “porque ‘I con a Lowry’ não era boa para cantar...”. Então passou a se chamar "All I Want Is You". A lista original de músicas do álbum usava esse título em vez de"Dig A Pony" que apareceu no Let It Be, no Anthology 3 e em Let It Be... Naked. Da gravação, participaram os quatro Beatles em seus instrumentos usuais, além de Billy Preston que tocou um piano elétrico. Foi produzida por George Martin e teve Glyn Johns como engenheiro. As primeiras prensagens americanas de Let It Be intitularam a música como "I Dig a Pony".

Nenhum comentário: