segunda-feira, 1 de junho de 2015

A FAMÍLIA DÓ RÉ MI, Q-SUCO E PÃO COM MANTEIGA

Publicada originalmente em 13 de fevereiro de 2011.
“The Partridge Family” – no Brasil – “A Família Dó-Ré-Mi” foi uma série de televisão dos Estados Unidos, uma sitcom de comédia. O primeiro episódio foi ao ar em 25 de setembro de 1970 e o último em 23 de março de 1974, exibido pela Rede ABC num total de 96 episódios e quatro temporadas. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo nos anos de 1970. Criada por Bernard Slade e produzida por Bob Claver e Mel Swope da Screen Gems. A produtora havia tido um programa de grupo musical familiar (os inicialmente fictícios The Monkees, que depois se transformariam em uma banda verdadeira) cuja série terminara e queria lançar um outro na mesma linha.
Que tal viajar com sua família, em um ônibus, por todo o país, só tocando e se divertindo? Essa era a vida da Família Dó Ré Mí. Uma família musical liderada por Shirley Partridge, a mãe dos 6 membros da banda The Partridge Family. A série foi criada em 1971 e teve 4 temporadas de muito sucesso nos EUA e em tantos outros países, inclusive no Brasil. Um dos membros da família tinha uma atenção especial das fãs. Era Keith Partridge (David Cassidy) que se tornou símbolo sexual e viu sua carreira de cantor subir aos primeiros lugares no shows bizz americano.

A Screen Gems produzia os shows e lançava vários discos com as musicas da banda, cujas gravações a maioria dos intérpretes no programa não participavam. O produtor musical Wes Farrell contratava músicos de estúdio para as gravações. Em poucas semanas de exibição da série, David Cassidy convenceu Farrell de que podia cantar com a banda e se tornou o principal vocalista. Devido a isso várias músicas gravadas nos primeiros episódios e do primeiro disco não contavam com Cassidy nessa função. Shirley Jones também participou dos discos. Com os shows e as campanhas promocionais, David Cassidy se transformaria num ídolo adolescente dos anos de 1970 (inclusive no Brasil). Com isso, David assinaria um contrato solo com os produtores. Como a Família Partridge não existia de verdade, David começou a excursionar com sua própria banda e a gravar seus próprios discos. O primeiro grande sucesso de The Partridge Family foi a canção de 1970 "I Think I Love You", atingindo o número um da parada da Billboard. A canção foi uma composição de Tony Romeo, autor de muitos sucessos de the Cowsills, que seriam a família Partridge da vida real. David Cassidy logo se cansaria da súbita fama e dos seguidos shows. No verão de 1972, numa entrevista para a revista Rolling Stone, ele tentava se afastar da imagem popular de Keith Partridge. Na terceira temporada, Cassidy já não suportava a maratona de shows e gravações e o desgaste no relacionamento do elenco foi se agravando.

Shirley Jones, a atriz que vivia o papel da mãe da família, era madrasta de Cassidy e tentava encorajá-lo e aconselhá-lo nos momentos de crise. Isso segurou o elenco por um bom tempo. Havia também uma tensão sexual entre Cassidy e Susan Dey, a Laurie.

Essa gata era apaixonada por Cassidy, mas o cara dizia que naquele momento não tinha tempo para mais nada além das turnês e gravações. Aham. As coisas tornaram-se muito difíceis na quarta e última temporada da série, em 1973. Danny Bonaduce havia experimentado drogas e começou a ser mais um problema dentro do elenco da série. O garoto brincalhão e ególatra tornara-se um chato, mal humorado, e todo esse desgaste levava direto para o fim do grupo. A série foi encerrada no início de 1974 e individualmente, nenhum dos atores conseguiu o mesmo destaque.

Para terminar, a gente relembra com muita saudade a abertura do incrível seriado e dois outros sucessos da Família Do Re Mi. Valeu! Abração!

5 comentários:

João Carlos disse...

Lembro bem. Até assistia... Mas achava muito açúcar já naquela época.Acho que eu tava virando um homenzinho metido besta.

Edu disse...

Eu também já achava um saco quase insuportável! Quando essa série ainda era repetida seguidamente em 76 ou 77, eu não tinha mais paciência! Já tinha visto todos os episódios trilhões de vezes. Já tinha algum conhecimento do que era o tal do rock and roll e nem a belezinha inçossa (?) da Susan Day (Dee - Dey?) - Lauren - salvava mais. Naquela época, com 13, 14 anos, odiava o tal do David Cassidy, provavelmente por ciúmes da Lauren! Cheguei a ter a graça de ter um poster belíssimo dela que enfeitava meu quartinho. Há poucos anos, chegou em minhas mãos um DVD desses tipo Lojas Americanas - A HISTÓRIA DE DAVID CASSIDY". Me interessei. Fumei um cigarro e consegui assistir todinho. E foi então que soube pelos tantos problemas que atravessou e ainda enfrenta até hoje depois do fim do sucesso. E isso me trouxe de volta tantas lembranças de um tempo feliz. Valeu família Dó, Ré, Mim! Sempre vou lembrar com carinho.

Valdir Junior disse...

Era muito muito criança quando passava na TV, me lembro bem pouco. Queria rever agora.

Fábio Simão disse...

Infelizmente não é da minha época.

Anônimo disse...

Eu sempre assistia, gostava muito, gostava principal mente do David Cassidy, queria muito poder ver todos os episódios. Muito bom poder relembrar aqui, muito obrigada e parabéns para quem fez isso.