quarta-feira, 10 de junho de 2015

THE BEATLES - HUNTER DAVIES - A ÚNICA BIOGRAFIA AUTORIZADA PELOS PRÓPRIOS!


Em 1966, Hunter Davies era um jornalista interessado em saber mais profundamente sobre a história dos Beatles. Já havia entrevistado os rapazes e lido os poucos livros publicados sobre o quarteto, mas ninguém ainda havia passado muito tempo com eles ou ido além das perguntas óbvias sobre a fama e o sucesso. A idéia de escrever um livro definitivo sobre a banda do momento parecia perfeita e, surpreendentemente, eles toparam. Brian Epstein, o empresário, não apenas concordou com a empreitada como ainda garantiu: depois que o livro saísse, durante dois anos os Beatles não falariam com mais ninguém além de Davies. “The Beatles” foi publicado em 1968 e, como se sabe, em 1970 a banda não existia mais, tornando seu livro a única biografia autorizada de um dos grupos musicais mais influentes da história.

Durante 18 meses entre 1967 e 1968, Davies acompanhou John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison em shows, gravações, turnês e em momentos particulares, em casa, com suas famílias. Reuniu fotos raras, entrevistou pais, esposas e amigos dos músicos, documentou a infância e a vida pré-Beatles dos quatro, e contou a história do The Quarrymen, banda formada por John que serviu como espécie de base para o grupo.

Depois de seu primeiro lançamento, em 1968, a biografia só cresceu à medida que a importância da banda para a história da música se confirmava. Hoje, os papéis rabiscados que Davies catava no chão dos estúdios Abbey Road para incluir no livro valem milhões; o escritor acredita que cerca de 5 mil pessoas ao redor do mundo vivam do legado dos Beatles: sejam escritores, pesquisadores, acadêmicos, artistas, vendedores de souvenirs ou funcionários da indústria do turismo e de museus.

Para atualizar a história, Davies revisitou seu texto para esta nova edição. Ele não mudou o que escreveu na década de 1960: “Se tivesse que me manter atualizado com todas as revelações subsequentes (…) eu precisaria reeditar esse livro todo ano (…). Trata-se de um registro acurado, mais ou menos, do que eles acreditavam na época”, diz. Mas adicionou um prólogo com material novo, uma reflexão sobre a história dos integrantes após o fim da banda e detalhes dos bastidores da negociação do livro. Entre as informações novas incluídas no prólogo está uma letra de música inédita de George Harrison, rabiscada num papel que o músico entregou para Davies quando ele lhe pediu “um exemplo de sua caligrafia”.

No fim, também como parte da revisão, há ainda relatos sobre personagens entrevistados por Davies e que morreram ao longo destas quase cinco décadas. Entre eles estão a tia Mimi, que criou John Lennon; Linda McCartney, a primeira mulher de Paul; o guia espiritual Maharishi, o mestre de cerimônias do Cavern Club Bob Wooler e o gerente de produção original e muito amigo da banda Neil Aspinall.

Hunter Davies é jornalista e escritor, e tornou-se famoso mundialmente como o biógrafo dos Beatles em 1968. Escreveu dezenas de biografias, contos infantis e romances, além de um celebrado livro sobre futebol. Atualmente colabora com a revista The New Statesman e os jornais The Sunday Times e Daily Mail. Também é autor do sensacional “As Cartas de John Lennon”. Na livraria Cultura, a novíssima edição do livrão de Davies com 602 páginas, cheio de fotos raras e acabamento com capa dura, custa apenas R$ 65,00.

A edição de 1968 já esteve aqui para download. Não deixem de conferir também:

5 comentários:

Edu disse...

Amanhã, o meu estará aqui!

João Carlos disse...

Ave Maria! Tô sabendo agora. Que emoção pegar aquela versão original com a capa verde, lembra? Li devagarinho...

Edu disse...

Claro que lembro, JC! Também ainda tenho até hoje! E foi essa (da capa verde) que já esteve aqui para download. Abração e obrigado por sua "volta".

Valdir Junior disse...

Já esta devidamente encabeçando a lista de compras de livros. A Minha versão original esta quase desmontando, faltando as fotos e algumas paginas. Encontrei ela num sebo. Não vejo a hora de ter essa nas mãos.

SBN disse...

VJunior tenho essa edição de novembro de 1968 traduzida em Portugues pela Editora Expressão e Cultura