terça-feira, 2 de junho de 2015

PAUL McCARTNEY - 1985 - SENSACIONAL!

No segundo semestre de 1973, Paul McCartney e o que restava de seu Wings (Linda McCartney e Denny Laine) partiram para Lagos, na Nigéria, para gravar um novo álbum. A escolha do local não teve muito segredo: o ex-beatle pegou uma lista dos estúdios da gravadora EMI ao redor do mundo e selecionou um. Ele chegou até a considerar o Rio de Janeiro. Chegando lá, tudo deu errado: o estúdio não estava pronto, Paul e Linda foram assaltados e perderam as demos do disco no qual estavam trabalhando. E, um belo dia, o poderoso chefão da música local apareceu para dar uma prensa em McCartney.

A épica “Nineteen Hundred and Eighty Five” (ou simplesmente 1985) foi composta em Campbell Town, Escócia e escolhida para finalizar o álbum “Band On The Run” em grande estilo. Esta composição, iniciada por McCartney no Rude Studio, na Escócia, começou mais ou menos com Martha My Dear. A faixa, em princípio, era apenas um instrumental utilizado com o objetivo de aparfeiçoar sua técnica ao piano. Por muito tempo, Paul deixaria a canção inacabada, apenas com o verso “No one was left alive in nineteen hundred and eighty Five” (Ninguem foi deixado vivo em mil novecentos e oitenta e cinco).

O gran finale de “1985”, entretanto, se destaca graças ao minucioso trabalho de orquestração executado Por Tony Visconti. O arranjo deu à canção toda a potencialidade imaginada por Paul em sua composição. Seu final lembra um pouco o acorde final de A Day In The Life. Na gravação, Paul McCartney tocou contra-baixo, piano, guitarra-solo, piano elétrico, percussão e bateria; Denny Laine toca guitarra-elétrica e Linda fica no mini-moog. A faixa foi gravada nos estúdios da EMI, em Lagos, e no A.I.R. Studio, em Londres.

5 comentários:

Edu disse...

Atenção que no penúltimo vídeo, as imagens são daS filmagens da rockestra durante ‘Back To The Egg’, de 1979.

Valdir Junior disse...

O Video no Jools Holland é muito, muito legal demais

João Carlos disse...

Tudo de bom.Eita!

Marcelennon disse...

Segundo Paul, na canção "1985" ninguém foi deixado vivo... Já no filme "O Exterminador do Futuro", em 1997 a Skynet adquire inteligência própria, as máquinas assumem o comando e o ser humano está fadado à extinção...
Resumindo: ESTAMOS NA HORA EXTRA! Aproveitem o seu tempo, mortais!
CURTAM BEATLES ATÉ MORRER E MORRAM COM ALEGRIA!!! Rsrs
Um abração!

Fábio Simão disse...

Espetacular 1985.