segunda-feira, 1 de junho de 2015

SGT, PEPPER'S - O INSUPERÁVEL DISCO QUE ABALOU O MUNDO


Há 48 anos, exatamente no dia 1º de junho de 1967, os Beatles lançavam o disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Um divisor de águas. Inovador em inúmeros aspectos e que se mostra influente até os dias de hoje. O disco, geralmente abreviado para "Sgt. Pepper", foi o oitavo álbum de estúdio do quarteto do rock e é considerado por muitos como o melhor de todos os tempos. Produzido e mixado por George Martin, o disco psicodélico de John, Paul, George e Ringo trouxe ao público sucessos como "Lucy In The Sky With Diamonds" (que faria referência à substância LSD) e "A Day In The Life" (inspirada pela edição de 17 de janeiro de 1967 do jornal The Daily Mail) e mantém-se entre os mais vendidos de toda a história. Outro aspecto marcante do álbum lançado em 1967 é a arte da capa. A colagem, de autoria de Peter Blake traz inúmeras celebridades, entre autores, comediantes, atores e músicos, como James Dean, Bob Dylan, Carl Jung, Marlon Brando, Aldous Huxley e muitos outros, além é claro dos próprios integrantes vestidos em roupas militares coloridas.

O álbum representava o ápice das experiências sonoras da banda, e foi um sucesso estrondoso de público: 27 semanas no topo da parada britânica e 15 semanas em primeiro lugar nos Estados Unidos. Até então, o rock nunca tinha visto algo tão ambicioso. Foram mais de quatro meses de gravações, algo até então inédito na música pop. Também pela primeira vez, um disco trazia as letras impressas no encarte. E o som era inclassificável: rock com sons indianos e música tradicional britânica; guitarras com cordas, sopros e técnicas inovadoras de gravação. A importância cultural de "Sgt. Pepper's" pode ser medida até pelo número de vezes que sua capa foi parodiada. O primeiro a fazer sua versão foi Frank Zappa, em 1968, com o álbum "We're Only In It for the Money".
Não deixe de conferir aqui, todas as grandes postagens do Baú do Edu sobre Sgt. Peppers. Todas reunidas num lugar só: http://edu-sgtpeppersobaudoedu.blogspot.com.br/

7 comentários:

João Carlos disse...

48 anos. Eu tinha apenas 11 anos. Aquele garoto envelheceu, mas o Sgt Pepper ainda soa como se lançado ontem à noite.

Edu disse...

... O tempo passa, o tempo voa... e o tal Sgt. Pepper continua numa boa!

Milla Magalhães disse...

Edu: por onde vc andou? Adoro essas capas que vc faz do Baú. Como vc faz?

Valdir Junior disse...

É realmente inacreditável que 48 anos depois o Sgt Pepper's continue sendo atual e relevante. Só mostra o quanto os Beatles estavam mil anos luz de distancia da maioria.

Edu disse...

Estava doente e morto de preguiça. Enquanto o "Sábádo Som" não voltasse das férias, eu também só ficaria olhando. E foi bom que aprendi a fumar novos cachimbos (da paz, porra!) e ter mais paciência. Obrigadão!

Marcellennon disse...

Jamais deixarei de reconhecer a importância do Sgt. Pepper's e sua influência mastodôntica na cultura popular ocidental.
Outro dia li um livro em que o autor resenhava este álbum e ele usou uma frase genial, que guardarei comigo para sempre: "TUDO JÁ FOI DITO SOBRE O SGT. PEPPER'S... INCLUSIVE QUE TUDO JÁ FOI DITO SOBRE O SGT. PEPPER'S!". Mas, para ouvir, os meus favoritos ainda são o "Rubber Soul", o "Revolver", o "White Album" e o "Abbey Road".
Um abração!

Fábio Simão disse...

Demais da conta este álbum.