quinta-feira, 18 de junho de 2015

PAUL McCARTNEY - THE BEATLES - BIRTHDAY


As músicas dos Beatles feitas na índia eram criadas para o violão porque esse era o único instrumento que tinham no ashram. Mas "Birthday" foi escrita nos estúdios de Abbey Road em 18 de setembro de 1968. Paul tocou a melodia básica ao piano. John diz que Paul estava pensando em "Happy, Happy Birthday", um hit de 1957 nos EUA, deTuneweavers, mas queria produzir algo contemporâneo e rock'n'roll. Além disso, faltavam apenas seis dias para o aniversário de 26 anos de Linda Eastman, e Paul sabia que ela chegaria em Londres na semana seguinte, a tempo da comemoração.
Ele entrou no estúdio no fim da tarde e trabalhou no acorde básico de teclado, cujo início era baseado na introdução de "Just A Little Bit" (1960), de Rosco Gordon. Depois, George, John e Ringo acrescenta¬ram os acompanhamentos. Durante a noite, os quatro fizeram uma pausa e foram para a casa de Paul assistir à estreia de The Girl Can’t Help It na televisão, estrelado por Jayne Mansfield e com música de Fats Domino, GeneVincent, TheTreniers.The Platters, Little Richard e Eddie Cochran.
Provavelmente inspirados por essa dose de rock das antigas, os Beatles voltaram para o estúdio por volta das onze da noite e concluíram os vocais. Todos incluíram versos, e Yoko Ono e Patty Harrison ajudaram com os backings. "Nós criamos a letra no estúdio", conta Paul. "É uma das minhas faixas favoritas do álbum porque foi instantânea. E é boa para dançar." A opinião de John, emitida voluntariamente doze anos depois, é exatamente a que se esperaria dele: "É uma porcaria".

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Parabéns Pra Você versão Rock and Roll Music !!!

João Carlos disse...

Clássico sem tirar nem por.

Fábio Simão disse...

Prefiro ela do que a música tradicional.