segunda-feira, 1 de junho de 2015

QUESTION MARK & THE MYSTERIANS - 96 TEARS


"96 Tears" foi o maior sucesso da banda americana de Rock and Roll de garagem Question Mark and the Mysterians em 1966. Em outubro daquele ano, ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 nos EUA e no RPM 100 no Canadá. A Billboard classificou "96 Tears"como a música # 5 de 1966. Ela aparece em número 210 na lista da revista Rolling Stone das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos. Em 11 de novembro de 1966, o single foi certificado como Ouro pela RIAA.

"96 Tears" foi composta por Question Mark (Rudy Martinez) em 1962 e foi gravada em Bay City, Michigan. No início, Question Mark teve que insistir que "96 Tears" fosse o lado A em "Midnight Hour". Quando começou a se dar bem localmente, a banda levou uma gravação para o diretor de uma rádio em Flint, Michigan. "96 Tears" rapidamente tornou-se a mais pedida, e logo se espalhou pelo Canadá, onde foi escolhida pela Cameo Records para distribuição nacional.

Muitos afirmam que Rudy Martinez escreveu a música inicialmente com o título "Too Many Teardrops", mas depois mudou o nome, com medo que as estações de rádio não tocassem. Ele negou isso, afirmando que o número 96 tem um profundo significado filosófico para ele. Conhecida por seus licks de órgão e letras simples, "96 Tears" é reconhecida como um dos primeiros sucessos de uma banda de garagem, e Question Mark & The Mysterians até recebeu crédito por serem percursores do Punk rock"96 Tears" foi o carro-chefe do álbum de mesmo nome em 1966. A música que se seguiu, "I Need Somebody", alcançou a posição # 22 no final daquele ano, mas nunca mais Question Mark & The Mysterians conseguiu outro single Top 40 dos EUA. Tecnicamente, a banda existiu até 2010.

Um comentário:

João Carlos disse...

Interessante. Gosto muito dessas descobertas do Baú.