domingo, 21 de junho de 2015

PAUL McCARTNEY - THE LONG AND WINDING ROAD


Paul McCartney, que comemorou 73 anos de idade na última quinta-feira,18, não perdeu tempo com celebrações e voltou aos palcos no dia seguinte como atração do festival Firefly, em Dover, no estado de Delaware, nos Estados Unidos. McCartney dedicou uma música às vítimas do massacre de Charleston, em um show que durou duas horas e meia, e tocou “The Long and Winding Road” em memória das nove pessoas abatidas por um terrorista racial em uma igreja da Carolina do Sul, na última quarta-feira, 17. McCartney foi recebido com entusiasmo por milhares de pessoas presentes no festival. No início da apresentação, o artista pediu “um momento de oração pela paz e harmonia entre pessoas de todas as raças”. Em seguida, ele cantou a melancólica “The Long and Winding Road”. E em seguida, “Blackbird”. A letra da música fala em “aprender a voar com asas quebradas”. Ele lembrou que gravou a canção em 1968, paralelamente à violenta onda de tensão racial que eclodia nos Estados Unidos. “Os ecos dessa época ainda ressoam hoje”, disse. Depois do tom sombrio e de reflexão, McCartney adotou um tom mais leve e tudo voltou à mesmice de sempre, com as eternas canções dos Beatles e dos Wings.

As nove vítimas do ataque de ódio racial, afroamericanas, estavam em uma reunião de estudo bíblico quando Dylann Roof, de 21 anos, invadiu o local e atirou contra os participantes. A arma usada teria sido um presente de aniversário dada pelo próprio pai. Capturado na Carolina do Norte, ele admitiu os crimes na sexta-feira e foi formalmente acusado. Roof declarou que seu objetivo era “deflagrar uma guerra racial”. A justiça federal americana qualificou o ato de “terrorismo interno”.

4 comentários:

Pedro RBC disse...

Um completo imbecil que se acha no direito de acabar com a vida dos outros, e ainda mais porque a cor da pele é diferente! Tomara que tenha o efeito contrário, que a tragédia possa unir as pessoas, e não estimular a guerra.
Saudações
Pedro

João Carlos disse...

A arte de Macca é apropriada para quaisquer oportunidades, mesmo algo tão terrível e anacrônico.

Fábio Simão disse...

Difícil Sir Paul sair do seu protocolo. Só em situações extremas mesmo.

Edu disse...

E é isso meus amigos. Quem viu, viu. Quem não viu, tem tudo na internet. Amém!