sexta-feira, 12 de junho de 2015

THE BEATLES - IT'S ONLY LOVE - 2015


Como John compôs "It's Only Love" como uma faixa animada, cheia das rimas e imagens cliché, não surpreende que as pessoas achem que a música não condiz em nada com sua personalidade. A letra descreve como sua garota "ilumina sua noite" e, ainda assim, o deixa nervoso. O problema do narrador é, simplesmente, estar apaixonado. É uma das várias músicas dos Beatles que John dizia que realmente detestava. "Sempre tive vergonha dela por causa da letra abominável", ele disse em 1969.Todas as músicas de que John se arrepende de ter escrito foram condenadas por ele, não pela melodia, mas por causa das letras, que lhe pare¬ciam não expressar nenhum sentimento real. Nesse caso, as deficiências da canção podem ter sido resultado da pressão de criar as músicas necessárias para o lado B do disco “Help!”. "It's Only Love" deve ter sido a primeira (e inocente) incursão de John em uma letra sobre expansão da consciência (a música começa com as palavras "I get high", ou "eu fico doidão". A guitarra solo com som trêmulo é resultado de mais experimentações de George com o pedal de volume/tom. Ele só alcançaria o domínio perfeito da técnica em "Yes It Is". George Martin e sua orquestra gravaram a composição como uma música instrumental usando o título provisório original de John, "Thats A Nice Hat", mesmo antes de John compor a letra. Fonte: "The Beatles - A história por trás de todas as canções - Steve Turner.

3 comentários:

Marcelennon disse...

A despeito de o John não gostar desta canção, por causa da letra, segundo ele, abominável, sempre amei-a. Quando comprei o álbum Help!, foi uma das primeiras que aprendi a cantar! A parte final, quando o John quase utiliza um falsete para terminar, ainda me emociona... e muito...
Abraço Beatlemaníaco!

Marcelennon disse...

Eu tenho o livro citado, em casa. Acho engraçado o autor escrever "Nesse caso, as deficiências da canção podem ter sido resultado da pressão de criar as músicas necessárias para o lado B do disco “Help!”."... Manda o autor vir aqui no Brasil e escutar a nossa musiquinha de hoje... Ele vai pedir a reedição do livro, substituindo a frase acima por "Nesse caso, após ouvir a musiquinha chinfrim que é produzida atualmente no Brasil, cheguei à conclusão de que a pressão de criar as músicas necessárias para o lado B do disco “Help" funcionou como uma luva para que o John produzisse uma música maravilhosa!"
Abraço Beatlemaníaco!

João Carlos disse...

Não é uma música fraca. Mesmo a letra, segue os padrões de John na época.