sábado, 10 de dezembro de 2016

CONVIDADOS ESPECIAIS - EAGLES - HOTEL CALIFORNIA

“Eagles” é uma das bandas mais sensacionais - não apenas do country rock americano, mas do próprio rock globalmente falando. Praticamente, todos os seus álbuns ficaram em primeiro lugar nos Estados Unidos durante as décadas de 70 e 80. Formada em 1971 em Los Angeles, Califórnia, por Randy Meisner (baixo), Bernie Leadon (guitarra e vocais), Don Henley (bateria) e Glenn Frey (guitarra) lançaram o LP de estréia em 1972, com excelente e imediata aceitação. Depois do terceiro LP, o guitarrista e vocalista Don Felder uniu-se ao grupo. Em 1976, Bernie Leadon deixou a banda, sendo substituído por Joe Walsh. Mas ao contrário do que se poderia esperar, a alteração não prejudicou o sucesso do Eagles. Em 1980 fizeram uma série de shows com ótima aceitação por parte do público e ganharam seis Grammy. Os Eagles explodiram mesmo foi em 1976 com o megasucesso “Hotel California”, clássico gravado no Criteria Studios, Miami & The Record Plant, Los Angeles.
Hotel California foi o 5º álbum dos Eagles. Foi lançado em 8 de dezembro de 1976. Está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O discão demorou oito meses para ser gravado, entre março e outubro de 1976. O carro-chefe do álbum, claro é “Hotel California” – sucesso absoluto e imediato! Além de outros sucessos como "New Kid In Town" e "Life In The Fast Lane". Teve participação do guitarrista Joe Walsh já como um membro fixo da banda, ele que tinha se juntado ao grupo no ano anterior, ocupando o lugar de Bernie Leadon. “Hotel California” está em 37° na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone. Os Eagles receberam dois Grammy Awards pelo álbum, um pela música "Hotel California" na categoria "Record Of The Year" e outro pela música "New Kid in Town" na categoria "Best Arrangement For Voices".
"Hotel California" - Com uma letra puxada para o abstrato, surgiram muitas teorias em relação à letra da música. Uma delas, dizia que "Hotel California" foi a denominação dada ao "Camarillo State Hospital", um sanatório localizado no município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. Durante o seu apogeu entre as décadas de 1950 e 1960, o Hospital estava na vanguarda do tratamento de pessoas com problemas mentais, outra interpretação dos integrantes do Eagles era para retratar o consumismo e materialismo Norte-Americano. Também havia rumores de que "Hotel California" era sobre o vício em heroína ou louvor a Satã, mas Don Henley tinha coisas mais prosaicas em mente: "Éramos garotos classe média do meio-oeste", disse. "Hotel California" era nossa interpretação da luxuosa vida em Los Angeles" (o que não exclui heroína e Satã, é claro).
Devido à proximidade com a mídia de Los Angeles, a "Hotel California" tornou-se referência em filmes, televisão e música. Alguns famosos que sofreram de doenças mentais, tuberculose ou passaram por desintoxicação de drogas ou álcool, estiveram lá para serem tratados. Charlie Parker escreveu, enquanto esteve se desintoxicando do vício de heroína, "Relaxing in Camarillo". "Camarillo" foi destinado a se transformar em uma prisão, contudo, por interesse da comunidade, hoje é a Universidade do Estado da Califórnia. A maioria dos edifícios do Complexo foram preservados e restaurados, inclusive a torre com sino das missões, original de 1930, que é referenciado nesta música, entre outros. Outra interpretação para da letra da canção é considerada por muitos: o hotel como referência ao consumo de drogas, relacionando-o principalmente através da frase "you can check out any time you like, but you can never leave"(você pode encerrar quando quiser, mas nunca abandonar). "Hotel California" foi premiada em 1978 com um Grammy Awards na categoria "Record of the Year". No Brasil, foi a 14ª música mais tocada nas rádios em 1977. Aparece no 49º lugar na lista "500 Greatest Songs of All Time" da Revista Rolling Stone, e aparece também na lista "500 músicas que moldaram o Rock" do Rock and Roll Hall of Fame.

2 comentários:

Edu disse...

Ê musicão danado de bom! Quando eu ganhei o meu compacto em 78, fiquei encantado! Podia ouvir até 10 vezes seguidas só para esperar o solo. Um dos mais espetaculares da minha vida! Ainda tenho o disquinho até hoje!

João Carlos disse...

Lembro um colega que só falava nessa.