sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PAUL McCARTNEY & WINGS - MULL OF KINTYRE

"Mull of Kintyre" é um single do Wings lançado em novembro de 1977. Alcançou o 1° lugar na lista de singles do Reino Unido em dezembro daquele ano, permanecendo nesta colocação por nove semanas seguidas. Foi composta por Paul McCartney e Denny Laine.. McCartney compôs o refrão principal da faixa em abril de 1974, como um tributo à península de Kintyre, na Escócia, onde está sua fazenda e os estúdios particulares "Spirit Of Ranachan" e "Rude".

A letra dos primeiros versos, também usados como côro, são uma ode à beleza natural da área e o sentido de lar. O amplo apelo da canção foi maximizado devido a seu lançamento antes do Natal e tornou-se o sucesso do natal daquele ano. Esse sucesso rapidamente se espalhou pelo mundo, dominando as paradas na Austrália e em dezenas de outros países ao longo do período de festas de fim de ano, inclusive no Brasil, onde o clipe foi exibido com exclusividade peloFantástico da Globo. "Mull of Kintyre" foi o primeiro single a vender mais de dois milhões e meio de cópias no Reino Unido e tornou-se o single mais vendido de todos os tempos (1977), superando os próprios Beatles em "She Loves You", até ser ultrapassada pela música da Band Aid, chamada "Do They Know It's Christmas?" em 1984 (que também contou com McCartney no lado B).

No entanto, um lugar onde a música não foi um sucesso foi nos Estados Unidos, onde o outro lado, "Girl´s School" recebeu mais execuções e alcançou # 33 na Billboard Hot 100, enquanto "Mull of Kintyre" só conseguiu chegar a # 45 no gráfico da Easy Listening. Como conseqüência, McCartney não tocou "Mull of Kintyre" durante suas turnês subseqüentes na América, e só voltou a tocá-la de novo numa turnê no Canadá e mais recentemente em 11 de julho de 2009, em um concerto em Halifax, Nova Scotia, acompanhado da Banda 78th Highlanders (Halifax Citadel) Pipe. Ele também tocou a canção durante o terceiro encore de seu show no Arena 02 em Londres, em 22 de dezembro de 2009, acompanhado pela 18-piece Balmoral Highlanders Pipe Band. Em meados dos anos 80, depois da declaração de falência, Denny Laine vendeu seus direitos comerciais para McCartney.

2 comentários:

Valdir Junior disse...

Epa, essa do Denny Laine vender os seus direitos ao Paul eu não sabia. Valeu Edu.

João Carlos disse...

Bem bonita. Pois é, soube recentemente sobre esse troço do Denny Laine.