terça-feira, 27 de dezembro de 2016

MY SWEET LORD - 46 ANOS DE SUCESSO

Quando “My Sweet Lord” chegou às lojas dos Estados Unidos, o sonho dos Beatles já havia acabado e os projetos solo de cada integrante estavam a pleno vapor, com três discos na praça. Ringo Starr soltou “Sentimental Journey” e “Beaucoups of Blues” em março e setembro de 1970, respectivamente. Paul McCartney lançara o seu “McCartney” em abril. E John havia gravado e finalizado seu projeto solo com Yoko, o “John Lennon/Plastic Ono Band”, que chegaria às lojas em dezembro daquele ano. Mas foi George Harrison o primeiro beatle a experimentar o gostinho do topo das paradas. E logo em seu primeiro single lançado! Um prêmio para quem fora o pioneiro em projetos individuais fora dos Fab Four. “My Sweet Lord” chegou ao primeiro lugar em quase todas as paradas do planeta e foi o single mais vendido no Reino Unido em 1971, ano em que chegou às lojas por lá. “Toda vez que eu ligo o rádio, é ‘oh, my lord’! Estou começando a acreditar que deve mesmo existir um Deus!”, brincou Lennon à época do lançamento. Seria “My Sweet Lord” a prova da materialização divina em forma de letra e melodia? O coral transcendental, um mantra sereno, a levada rítmica ascendente, o piano elétrico de fundo… Tudo, enfim, nos transporta ao espiritual. Para chegar ao resultado final, George contou com um timaço que contava com Eric Clapton, Ringo Starr, Klaus Voorman, Billy Preston, além do pessoal do Badfinger. Na produção, Phil Spector. Aliás, o grande responsável pelo lançamento do single, ao convencer George de que seria importante jogar algum petisco para o público, antes de “All Things Must Pass” chegar às lojas. Há exatamente 46 anos, “My Sweet Lord” chegava ao topo da Billboard, onde ficaria por 4 semanas. No Reino Unido foram 5 semanas como o líder dos charts. E em um relançamento feito em janeiro de 2002, voltou a ficar em 1º lugar, tamanho o poder desta canção. Sem dúvidas, um hino da música internacional.

3 comentários:

Marcelennon disse...

Ao longo dos anos "My Sweet Lord" tem se mantido como minha canção favorita do George, junto com "Isn't A Pity" e "Ballad of Sir Frankie Crisp". Uma recordação bonita que tenho comigo, mesmo já tendo se passado uns bons anos, é a de uma madrugada, quando subi sozinho uma das montanhas de São Tomé das Letras, no sul de MG, para ver o sol nascer... E quando ele começou a aparecer, lá no fundo do horizonte, fiquei tão maravilhado com o espetáculo que cantei "My Sweet Lord" à capella, em alto e bom som...
"Imagine", "Let it Be" e "My Sweet Lord" formam uma trinca de canções que ninguém sai da mesma maneira, depois de ouvir!

João Carlos disse...

Ainda me impressiona como TODO MUNDO adora essa música.

Valdir Junior disse...

Só posso dizer...Hare krishna.