quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

WONDERWALL - O FILME - 1969 - SENSACIONAL!

Matéria publicada em 18 de maio de 2013.

“Wonderwall” não é um filme fácil de se encontrar, é até raro. O filme, lançado originalmente em 1969 é mais conhecido pela sua trilha sonora escrita e gravada por George Harrison.

O enredo do filme é relativamente simples contando a história de um cientista esquecido e desorganizado, que anda sempre com uma lista de lembretes no bolso. Seu nome é Professor Oscar Collins e ele é capaz de esquecer de tirar as meias antes de molhar os pés.
Collins tem sua rotina então atrapalhada pela vizinha que ele não conhece, mas vê através de um buraco que ele descobre em sua parede que dá para o apartamento ao lado. Ele apaixona-se platonicamente por uma garota, interpretada pela belíssima Jane Birkin (que apareceu aqui recentemente, em 16 de março de 2013), uma modelo vistosa que ocasionalmente recebe o namorado, que também é modelo. O professor e a modelo nunca conversam e ele só a vê através do buraco ou em seus sonhos. Este detalhe oferece ao espectador alguns ângulos e imagens interessantes de um devaneio psicodélico.

Além de compor a trilha sonora. George Harrison também é creditado como produtor executivo, o que significa que ele bancou parte do orçamento do filme. Por isso, há tantas referências aos Beatles. As únicas cenas em que os personagens aparecem comendo, estão comendo maçãs. Em uma das primeiras cenas, o bom professor aparece descendo a rua com um saco de maças verdes. Um carro desce a rua. todo pintado de verde claro, com o estofado do carro em verde maça. O veículo passa por uma micro ônibus estacionado que a primeira vista, lembra o ônibus usado em Magical Mystery Tour, mas não é.

Outra referência aos Beatles está nos desenhos que aparecem durante o filme, todos feitos pelo grupo holandês The Fool, os mesmos que trabalharam na Apple Boutique como também na empresa Apple Corps. Três membros do The Fool também contribuem com a presença física sendo vistos no filme durante uma festa realizada no apartamento. Mas a mais evidente demonstração de que há um elo intencional entre este filme e os Beatles está no nome da modelo, personagem central do enredo. Embora ela não tenha uma fala sequer durante todo o filme, é ela o motivo de toda a estória. Seu nome é Penny Lane.

O DVD foi lançado no mercado em 1999 (inclusive no Brasil) e inclui como material extra a abertura com a música original, um texto escrito por John Lennon que aparece em um comercial tratado como poema, algumas edições feitas com imagens do ator Jack MacGowran que faz o professor, como também um pequeno clipe com "Ski-ing And Gat Kirwani". O DVD também oferece um curta metragem chamado "Reflections On Love" que tem imagens diversas de Londres em 1968 com trilha sonora da banda Kula Shaker. Entre as imagens apresentadas encontra-se também cenas com os Beatles em '65. Entre os atores da historinha que fala de um casal prestes a casar, temos Jenny Boyd, modelo e irmã de Patty Harrison.

As imagens tiveram um tratamento de limpeza trazendo a vida todo o colorido que antes estava desbotado. Para qualquer Beatlemaniaco, “Wonderwall” é fundamental, extremamente interessante e altamente recomendável. E mesmo para quem não é fanático, mas gosta e se interessa pela cultura pop da época, “Wonderwall” é um verdadeiro tesouro!

Wonderwall Music, o álbum, foi lançado por George Harrison em 1968. As canções são quase todas instrumentais, com exceção de algumas vozes. As músicas foram gravadas em dezembro de 1967, na Inglaterra, e janeiro de 1968 em Bombaim, na Índia. O álbum tem um som influenciado pela filosofia indiana com forte teor pop. A guitarra sendo tocada em "Ski-ing And Gat Kirwani" é de Eric Clapton. As faixas que merecem destaque são "Microbes" e "Tabla And Pakavaj". Wonderwall Music se tornou conhecido como “o primeiro álbum solo oficial de um Beatle”, mas na verdade, não foi. Foi “The Family Way”, de Paul McCartney.

2 comentários:

João Carlos disse...

Quanto mais leio por aqui, mais tenho vontade de assistir.

Valdir Junior disse...

Preciso, muito, assistir esse filme.