sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PROCOL HARUM – A WHITER SHADE OF PALE

Resultado de imagem para PROCOL HARUM  – WHITER SHADE OF PALE
Procol Harum
foi uma banda inglesa de rock "progressivo" formada no início dos anos 60. Tornaram-se famosos no mundo inteiro pelo impacto do sucesso "A Whiter Shade of Pale", número um nas paradas de sucesso inglesas e americanas. Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação. Durante os anos 70 o grupo permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer. 
O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim em 1977. A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que passou despercebido. Uma nova encarnação do Procol, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992. O nome “Procol Harum” foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas". O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda. Recentemente, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto a contribuição do cantor.
“A Whiter Shade Of Pale” é um Hino sombrio sustentado por um órgão vindo direto de uma melodia de Bach (“Air on the G String”, da suíte Nº 3 in D Major”), “A Whiter Shade Of Pale” era diferente de tudo o que se ouvia nas rádios em 1967. Reid teve a idéia para a música quando ouviu alguém dizer “you’ve gone a whiter shade of pale” (você foi para um tom mais branco de pálido). “A Whiter Shade Of Pale” foi um sucesso mundial arrasador (inclusive no Brasil) e deu início ao boom do rock inspirado na música clássica barroca e que deu ao mundo bandas como o Moody Blues.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Conheço bem pouco o som do Procol Harum, praticamente só “A Whiter Shade Of Pale”. Essa musica, pra mim, é a cara dos 60's.

João Carlos disse...

É mesmo antológica. Mas, como alguém recebe direitos por bolar um arranjo e ainda copiado de Bach?

Edu disse...

Musicão! Não acho que seja "copiado" do Bach..."inspirado" talvez. Minha opinião.