sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

PAUL & WINGS – LIVE IN GLASGOW - 1979

Nao se engane. Por trás dessa capa bem feinha, esconde-se um disco bem legal para os velhos fãs do velho Macca e seus Wings. “The Last Fligth – Paul McCartney & Wings Live In Glasgow”- show histórico popularizado como o ultimo registro dos Wings ao vivo, gravado em 17 de dezembro de 1979. A apresentação encerrava a curta turnê “Back To The Egg” pelo Reino Unido, utilizada como preparação para a fase japonesa da excursão, programada para começar no dia 21 de janeiro de 1980 no lendário Nippon Budokan Hall, em Tóquio. Além dessa apresentação, mais dez shows aconteceriam na capital, com um reperetório sensívelmente modificado. Entre as canções incluídas no set list: Eleanor Rigby, With A Little Luck e Another Day, ensaiadas após os espetáculos britânicos. O milionário compacto Mull Of Kintyre foi apresentado ao vivo pela primeira vez nesta turnê, contando com a participação de uma banda de gaita de foles completa (A Campbelltown Pipe Band), apenas em Glasgow. Esta apresentação marcaria o último show profissional da banda, que ainda tocaria ao vivo em Londres, no “The Concerts For The People Of Kampuchea”. O megasucesso Coming Up também faria sua estréia, bem antes de ser lançada no compacto e no LP McCartney II. Embora esta fase dos Wings não tenha sido lançada comercialmente em disco, existem verdadeiras pérolas,  gravações extra-oficiais do último show do grupo, com excelente qualidade de som, como esse lançado pelo selo Vigotone que já esteve aqui para download em 2011. Como nao existe um video legal da apresentação em Glasgow, a gente fica com Coming Up - na apresentação do Kampuchea mesmo, em Londres.

2 comentários:

Valdir Junior disse...

Ainda bem que existe os bootles e a internet, porque se dependermos do Paul para ouvir e ver coisas desse tipo, ficaríamos esperando sentado, visto o track list do "novo" Flowers In The Dirt na The Paul McCartney Archive Collection.

João Carlos disse...

Imagine esse disco com o tratamento técnico moderno sendo lançado oficialmente. Alguém urgentemente convença o Macca. Basta falar em Linda.