segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

THE BEATLES - NORWEGIAN WOOD - 2016

Norwegian Wood (This Bird Has Flown) é uma música dos Beatles, lançada em 1965 no álbum Rubber Soul. Foi composta principalmente por John Lennon, com colaboração de Paul McCartney em algumas partes. A letra teria sido inspirada em uma relação extraconjugal de John, na época casado com Cynthia Lennon. George usou um instrumento indiano pela primeira vez em uma música, a cítara. George estava estudando música indiana na época, e acabou comprando o instrumento que usou pela primeira vez em uma música pop.
Apesar de John ser famoso como o Beade casado, o casamento não era feliz. E ele não era fiel. John se aproveitava das groupies, chegou a ser fotografado em um prostíbülo holandês e confessou a Cynthia em 1968 que teve casos extraconjugais e todos aqueles anos. “NorwegianWood” era sobre um desses envolvimentos. A canção descreve em detalhes uma cena de sedução em que, mais uma vez, a mulher parece estar no controle.
A letra começa se gabando de uma garota que John “teve", mas ele rapidamente se corrige dizendo que era ela que o “tinha”. Ela o leva para o seu apartamento e pede que ele admire seus móveis, feitos de madeira norueguesa barata. Depois de beber e conversar até as duas da manhã, ela diz que é hora de ir para a cama. Na canção, ele pede licença e vai passar a noite no banheiro, mas na vida real a história obviamente teve um final diferente, porque ele diz que a canção era escrita sobre um ato de infidelidade, “sem que minha esposa soubes­se, eu estava escrevendo sobre um caso”. Pete Shotton, amigo de John, afirmou que era sobre uma jornalista de quem John era próximo.
John começou “Norwegian Wood” em fevereiro de 1965 em St. Moritz, Suíça, com George Martin e Judy, futura esposa de George, mas lá só criou a melodia básica e os dois versos iniciais. Depois, pediu ajuda a Paul, que sugeriu que ele desenvolvesse uma história sobre uma garota que engana um homem, que acaba ateando fogo ao apar­tamento dela como vingança. Shotton achava que podia ser uma refe­rência ao hábito de John de queimar móveis na lareira em Gambier Terrace, Liverpool, quando não tinha dinheiro para comprar carvão. Enquanto esteve lá, John às vezes pedia que os hóspedes dormissem na banheira, e a lembrança pode ter dado origem a essa parte de “Norwegian Wood”. Paul via a canção como uma fantasia completa. A madeira do título tinha sido sugerida pela decoração do quarto de Peter Asher na Wimpole Street.A faixa se destacou em Rubber Soul pelo uso da cítara - era a primei­ra vez que um instrumento indiano era usado em um disco pop. George Harrison tinha ficado fascinado com a cítara depois de deparar com uma durante as filmagens de ‘Help!’ nas Bahamas e mais tarde iria estu­dar com o mestre indiano Ravi Shankar.
Steve Turner.


2 comentários:

Valdir Junior disse...

Essa é outra que parece que foi feita ontem.

João Carlos disse...

É um hino obrigatório.