sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

THE BEATLES - OLDIES BUT GOLDIES


O anúncio parecia o de um brechó, a capa também (não que não fosse bonita, mágica e convidativa): "Uma coleção dos Beatles - velhas, mas valem ouro!". Esse era o nome do álbum lançado oficialmente lançado pela EMI -  às vésperas do natal de 1966, para tentar suprir a falta de material novo dos Beatles nas lojas. Mas esse novo disco era uma grande confusão. Não havia 
nenhuma lógica. Até o mais incauto dos fãs poderia prever que estava, de fato, sendo ludibriado pela primeira vez, das tantas que seria ao longo dos mais de 50 anos seguintes. Mesmo assim, o álbum esgotou-se rapidamente como se fosse um disco de inéditas. O mesmo fenômeno que ainda perdura depois desses mesmos mais de 50 anos. 

Depois do lançamento de Revolver, os Beatles embarcaram no que seria a sua última turnê mundial, encerrada com uma apresentação no dia 29 de agosto de 1966+ no Candlestick Park em San Francisco. Seu último espetáculo no Reino Unido acontecera alguns meses antes, em 1º de maio, quando se apresentaram no Empire Pool em Wembley, como a principal atração do New Musical Express Poll Winner’s Show. O ano de 1966 também viu a realização de projetos pessoais: John participou do filme Como Ganhei a Guerra, rodado na Alemanha e Espanha; Paul compôs a trilha sonora do filme The Family Way; e George mergulhou na música indiana a ponto de viajar até a Índia para ter aulas de cítara com Ravi Shankar. Durante esse período, que se estendeu de junho a dezembro de 1966, e tendo em vista suas muitas atividades, os Beatles não entraram em estúdio para gravar.
Este álbum foi compilado para ser o lançamento pré-natalino da banda. Assim, o disco foi um paliativo, formado por oito faixas não lançadas em álbuns britânicos e outras oito extraídas de “A Hard Day’s Night”, “Help!”, “Rubber Soul” e “Revolver”. Entre o material novo estava "Bad Boy", do álbum americano Beatles VI, lançado um ano e meio antes. As sete faixas restantes eram “She Loves You”, “From Me To You”, “We Can Work It Out”, “I Feel Fine”, “Day Tripper”, “Paperback Writer” e “I Want To Hold Your Hand”. Sem uma fita master de estéreo à mão, George Martin tentou criar, para o novo álbum, uma versão em dois canais de “She Loves You” a partir da gravação em mono. A empreitada foi deixada de lado, mas a EMI mantém as diversas mixagens em estéreo em seus arquivos.

À época, o disco se encaixou bem no papel de coletânea de maiores sucessos. Mais recentemente, todas as faixas não incluídas em álbuns foram compiladas com mais critério nos discos Past Masters (Volume One e Volume Two). Quando do lançamento de “A Collection Of Beatles Oldies”, já havia 19 faixas não lançadas em álbuns britânicos (além das versões em alemão de “She Loves You” e “I Want To Hold Your Hand”), mas os Beatles surpreendentemente, optaram por usar apenas oito delas. "Oldies... but Goldies" como foi carinhosamente apelidado pelos fãs, é um álbum 'oficial' da discografia dos Beatles. Mesmo que muitos, até os próprios, não queiram.
 A gente fica com doisclássicos imortais de épocas diferentes: "She Loves You" e "We Can Work It Out". Oldies, but goldies!

2 comentários:

Valdir Junior disse...

Eu adoro a arte da capa desse disco, a seleção das faixas é matadora. Hoje em dia com todas as coletâneas que saíram, e nos acostumaram sempre com mais, faz ela parecer redundante, mas valeria apena uma edição em CD, para nós , nostálgicos.

João Carlos disse...

De fato. A capa é demais. Lembro bem do efeito que causou!