sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PROCOL HARUM – A WHITER SHADE OF PALE

Resultado de imagem para PROCOL HARUM  – WHITER SHADE OF PALE
Procol Harum
foi uma banda inglesa de rock "progressivo" formada no início dos anos 60. Tornaram-se famosos no mundo inteiro pelo impacto do sucesso "A Whiter Shade of Pale", número um nas paradas de sucesso inglesas e americanas. Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação. Durante os anos 70 o grupo permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer. 
O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim em 1977. A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que passou despercebido. Uma nova encarnação do Procol, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992. O nome “Procol Harum” foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas". O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda. Recentemente, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto a contribuição do cantor.
“A Whiter Shade Of Pale” é um Hino sombrio sustentado por um órgão vindo direto de uma melodia de Bach (“Air on the G String”, da suíte Nº 3 in D Major”), “A Whiter Shade Of Pale” era diferente de tudo o que se ouvia nas rádios em 1967. Reid teve a idéia para a música quando ouviu alguém dizer “you’ve gone a whiter shade of pale” (você foi para um tom mais branco de pálido). “A Whiter Shade Of Pale” foi um sucesso mundial arrasador (inclusive no Brasil) e deu início ao boom do rock inspirado na música clássica barroca e que deu ao mundo bandas como o Moody Blues.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Conheço bem pouco o som do Procol Harum, praticamente só “A Whiter Shade Of Pale”. Essa musica, pra mim, é a cara dos 60's.

João Carlos disse...

É mesmo antológica. Mas, como alguém recebe direitos por bolar um arranjo e ainda copiado de Bach?

Edu disse...

Musicão! Não acho que seja "copiado" do Bach..."inspirado" talvez. Minha opinião.

Fernando Moraes disse...

Eu adoro essa música. Mas não entendo como alguém pode ganhar a briga pelos direitos autorais baseado numa melodia que copiou do Sebastian Bach.

É o mesmo caso, e ainda mais semelhante, da canção All By Myself do Eric Carmen, que copiou a melodia do Piano Concerto N.2 do Sergei Rachmaninoff e colocou uma letra em cima. Vergonhoso! Vai se esforçar pra criar sua própria melodia!