sábado, 11 de fevereiro de 2012

THE BEATLES EM WASHINGTON - 1964


No dia 11 de fevereiro de 1964 – apenas dois dias depois da apresentação histórica no The Ed Sullivan Show – Os Beatles fizeram história novamente nos Estados Unidos no primeiro concerto no Washington Coliseum. Naquele dia, uma tempestade de neve atingiu a costa leste e todos os voos foram cancelados; portanto, para que os Beatles pudessem ir a Washington D.C.,foi acrescentado ao trem da Pennsylvania Railroad, o King George, um antigo vagão-leito que fazia parte da linha Richmond, Fredericksburgand Potomac. Quando chegaram à estação, a imprensa havia lotado o vagão, a cada parada, os câmeras se espremiam do lado de fora das janelas.
Três mil fãs enfrentaram 30 centímetros de neve para dar-lhes as boas-vindas na Union Station, em Washington, onde eles logo fizeram uma coletiva de imprensa. Em seguida, visitaram a WWDC, a primeira estação de rádio americana a tocar um disco dos Beatles, onde foram entrevistados pelo DJ Carroll James. The Beatles e sua comitiva ficaram hospedados no Shoreham Hotel, ocupando todo o sétimo andar, cujo acesso foi bloqueado aos fãs. Uma família de hóspedes negou-se a deixar seu quarto; portanto, a administração do hotel cortou o aquecimento central, a água quente e a eletricidade, alegando falha elétrica. A família, contrariada, acabou se mudando para outro andar. Aproximadamente 8 mil fàs, em sua maioria garotas, assistiram ao show no Washington Coliseum, sob a proteção de 362 policiais, sendo que um deles usou balas de revólver como protetores de ouvido, por causa da altura do som. Os Beatles tocaram: "Roll Over Beethoven", "From Me To You, "I Saw Her Standing There', "This Boy", All My Loving", I Wanna Be Your Man”, "Please Please Me”, “Till There was you”, “She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand”, “Twist And Shout" e Long Tall Sally", Além do quarteto de Liverpool, tambem fizeram parte do show The Chiffons e Tommy Roe. Depois desse show, Lady Ormsby-Gore ofereceu uma recepção na Embaixada Britânica. Houve um baile a rigor em prol da associação de proteção a criança, e ao final, foi pedido aos Beatles que entregassem os prêmios da rifa. A comunidade britânica, debutantes e aristocratas arrogantes, tiveram um comportamento lamentável, e uma mulher chegou a cortar uma mecha do cabelo de Ringo, bem atrás da orelha esquerda. John afastou todos os que pediam autógrafos reclamando: "Essa gente não tem a mínima educação" e, agarrando Ringo pelo braços disse, "Estamos indo". Ringo o acalmou, entregaram os malditos prêmios e partiram. Naquela noite, os Beatles exigiram que Brian nunca mais os expusesse aquele tipo de situação. No dia seguinte, o destino era novamente Nova Iorque. Duas apresentações ocorreriam no Carnegie Hall. Os Beatles voltariam no mesmo trem e, ao chegarem, sua limusine ainda não estava na estação, pois os fãs haviam bloqueado toda a passagem das ruas. Eles tiveram que ir para o hotel de táxi, de onde tiveram que sair, mais tarde, usando o elevador dos fundos e a cozinha.

2 comentários:

Edu disse...

Curiosamente, esse grupo de garotas “The Chiffons” foi número 1nos Estados Unidos com seu primeiro single, "He's So Fine", escrito por Ronald Mack. Vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com disco de ouro. George Harrison em 1970 gravou a canção "My Sweet Lord", que musicalmente era semelhante a “He's So Fine”, levando a uma reivindicação de violação de direitos autorais. Sabem quem havia comprado os direitos da música (He's So Fine) para processar George? Um tal de Allen Klein. Se algum amigo quiser fazer uma postagem bem bacana sobre esse triste episódio na carreira de Harrison, mande que eu publico. Héin Val, que tal?

Valdir Junior disse...

Eu Topo Edu !!!!
Só me dá alguns dias e te mando um texto !!!

Falou ??!!!

Abraço e Hare !!!