quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

OS 100 MAIORES GUITARRISTAS DE TODOS OS TEMPOS

Esse pessoal da Rolling Stone (a revista), de bobos não têm nada. Sabem como vender revistas, claro! Ora, a publicação resiste há mais de 40 anos! E a “fórmula”, na verdade é muito simples: fazendo listas. “Os 100 melhores disso, os 100 melhores daquilo”. A edição deste mês (nº 65) foi distribuída com três capas diferentes: uma com Jimi Hendrix, outra com Jimmy Page e uma outra com Eddie Van Halen - coisa inédita para os padrões das publicações brazucas - e a chamada: “OS 100 MAIORES GUITARRISTAS DE TODOS OS TEMPOS”. Acabei escolhendo a do Hendrix – já que para mim, não fazia a menor diferença. Na hora, só pensei: “Em que lugar esses putos colocaram George? 38º, 49º... ou pior?”. Para minha surpresa, até que não doeu tanto quanto imaginei: ele ficou em 11º e seus dois melhores solos selecionados foram os de “I Saw Her Standing There” e “Something”. Vambora dar uma conferida nos 20 primeiros?


E por aí segue... John Lennon aparece na lista em 55º lugar e Paul McCartney, sequer foi mencionado. Pete Ham (Badfinger) não apareceu. Joey Molland (Badfinger) também não, claro. Ok, beleza! Terminei de folhear e passei para meu amigo Marcão dizendo-lhe: “Tome. Totalmente descartável!”. Ele perguntou: “Dinheiro jogado fora, Edu?”. Respondi: “Não jogado fora... me dá a certeza de estar fazendo um bom trabalho!”. A gente fica com The Beatles - “I Saw Her Standing There” – uma das minhas preferidas! Abração a todos!!!

 

12 comentários:

Anderson disse...

eu ja sabia dessa lista, mas acho que george não foi tão mal colocado, mas poderia estar melhor colocado ainda.

Edu disse...

Como disse no texto, até que não doeu tanto!

Valdir Junior disse...

Na Lata Edu !!!!
Acho essa coisa de "listas disso/daquilo " um saco !!!
Na verdade essas revistas só visam a parte quantitatica , não a qualitativa !!!falta conteudo !!!

henrique disse...

Bem, se a qualidade é aferida pelo virtuosismo...são os nomes de sempre Clapton, Page, Hendrix, Hallen etc...
Só sei de uma coisa: os solos desses caras eu OUÇO enquanto que os solos do George eu SINTO. Sempre fui a favor da música em si e não do virtuosismo solo (por isso gosto tanto de Beatles). O George, em termos de melodia, solos elegantes e melódicos ( solo de guitarra tem hora pra começar e terminar!)é o número 1!

João Carlos disse...

Como brincadeira até vale mas não se pode levar isso à sério,até porque se fizer noutras 100 dará 100 resultados diferentes.O solo de George em AND YOUR BIRD... é coisa de louco.E o show que ele deu no "roof concert' ? É brincadeira!

Leonardo Polaro disse...

Só pra fomentar a discussão: Jimi Hendrix foi tudo isso mesmo, ou será que sua morte ajudou (e bastante) a criar um mito em cima do americano ?
Mi digam um solo de guitarra imortalizado e CRIADO por Jimi Hendrix ?
Sei não...

henrique disse...

É Leonardo, o George fazia solos bem melódicos e elegantes e o Page é o RIFF MAKER em pessoa... quanto ao Hendrix, talvez sua morte prematura tenha ajudado mesmo...sei não...enfim, ele não é um dos meus prediletos. Mas de que vale a minha opinião, enquanto o mundo diz que ele foi o cara?

Leonardo Polaro disse...

Mas Henrique,acho de bom grado as vezes questionarmos coisas ditas como verdades absolutas...concordo com vc,se for pra comparar o Page tem mais relevancia que Hendrix.
Só questão de gosto.
Abraços.

João Carlos disse...

Acreditem,eu que sou contemporâneo,confirmo que Hendrix era isso tudo e mais 30 da prorrogação.Cantor e compositor e criador de riffs e solos de arrepiar.Quando apareceu,Clapton endoidou e Paul foi às nuvens.Não à-toa,Epstein o contratou e Paul o incluiu em Woodstock (ou foi no Monterrey ?).Parecia que nada iria além do que ele fazia na guitarra. Recomendo ouvir: CROSTOWN TRAFFIC,SONE FREE,FREEDOM e LITTLE WING.Ao vivo,não soava tão bom quanto no estúdio (era um trio e a gente sentia que faltava a outra guitarra que ele botava nos discos).Sua versão All Along The Watchtower é considerada a 2ª melhor cover (Cocker com A Little Help... é a 1ª). Não existiria ninguém nessa lista (ou a grande maioria) não fosse Hendrix.

Leonardo Polaro disse...

É ídolo de 10 entre 10 de meus ídolos,por isso respeito.
Mas mantenho minha opinião...

Roger_Cash disse...

Toda lista é polêmica... mas sempre dá vontade de ver, né? rs

Eu só acho péssimo colocar números... como se o 1º colocado fosse muuuuto melhor que o 90º.

O debate em cima de qualquer lista sempre vai longe, mas geralmente não chega a lugar nenhum. Acho que poderíamos começar reconhecendo que TODOS esses 20 primeiros (não vi a lista completa) são/foram GRANDES guitarristas e que, dependendo da perspectiva analisada, qualquer um deles poderia estar em primeiro.

O Hendrix tende a encabeçar qualquer lista de guitarristas simplesmente porque foi o mais inventivo, o mais radical dentro do seu tempo. Claro, o fato dele ter morrido prematuramente dá um ar mítico muito maior para a história, mas isso não muda o legado do homem nas gerações seguintes.

Ao amigo que perguntou sobre um solo memorável do Hendrix, eu recomendo o da "Little Wing"... coisa de gênio.

Abraços a todos!

Edu disse...

É isso aí Roger. concordo com cada ponto e todas as vírgulas. Abração a todos!