segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

THE BEATLES - TAXMAN - GEORGE HARRISON

"One, two, three, four - tosse - one, two..." - Esse é o início de "Taxman". A primeira e única canção composta por George Harrison a abrir um disco dos Beatles - o álbum "Revolver" lançado em agosto de 1966. Foi também a primeira composição escrita por Harrison a fazer uma crítica social. É um ataque verbal à figura do Taxman (auditor-fiscal). O vocal é de Harrison, com vocais de fundo e em harmonia de Paul e John. A música é tão incisiva quanto a letra, com um riff de guitarra carregado de energia, sempre no ataque.
Depois que George Harrison descobriu estar no grupo do "imposto complementar" britânico, o que significava na época pagar 19 xelins e 3 pence (96 pence) de cada 20 xelins (uma libra) em impostos. Foi sugerido que o tema da série de televisão Batman pode ter sido uma influência - o "taxman" (homem do imposto) no final da canção guarda uma semelhança com o refrão da música-tema de "Batman".
Até 1966, a programação da turnê dos Beatles tinha sido tão exaustiva que não havia tempo para examinar as contas em detalhes. Quando eles começaram a fazê-lo, descobriram que não tinham tanto dinheiro quanto imaginavam. "Na verdade, estávamos perdendo a maior parte (do nosso dinheiro) em forma de impostos", contou George. "Era, e ainda é, típico. Por que deveria ser assim? Estamos sendo punidos por algo que esquecemos de fazer?" Ironicamente, à luz de sua posterior conversão, quando passou a enfatizar a futilidade das coisas materiais, George sempre foi o Beatle que mencionava o dinheiro quando perguntavam sobre suas ambições.
John afirmou depois que teve uma participação na composição de "Taxman" e ficou magoado que George tenha deixado de mencionar isso em sua autobiografia, "I Me Mine". John declarou que recebeu um telefonema de George enquanto a estava escrevendo. "Soltei comentários jocosos para ajudar a música a avançar, porque foi isso o que ele pediu. Eu não queria, mas como eu o amava, mordi a língua e falei 'tudo bem'. Ele disse.
A versão gravada certamente é melhor em relação ao esboço de George, em que "get some bread" rimava com "before you're dead". Nos primeiros takes, os backings do refrão eram "Anybody gotta lotta money/anybody gotta lotta money/ anybody gotta lotta money?", cantado em uma velocidade muito alta, mas foi modificado para fazer menção ao primeiro-ministro Wilson e ao líder da oposição Edward Heath.
Os Beatles com o futuro Primeiro Ministro Sir Edward George Heath
Os dois políticos compartilhavam a distinção de serem as primeiras pessoas vivas mencionadas em uma letra dos Beatles. Apesar de nunca terem conhecido Heath, eles encontraram Wilson (que também vinha do norte do país) em diversas ocasiões, e cada um recebeu uma comenda de Membro do Império Britânico. Os Beatles — quatro jovens empreendedores que basicamente vinham de famílias operárias — eram o tipo de pessoas que Wilson queria encorajar como parte de sua visão de uma nova Grã-Bretanha sem classes sociais.
Mr. Wilson - o Primeiro Ministro
Quando o monge trapista, poeta e líder espiritual Thomas Merton ouviu "Taxman" e escreveu em seu diário (10 de junho de 1967): "Taxman", dos Beatles, está passando pela minha cabeça. Eles são bons. Boa batida. Independência, sagacidade, insight, voz, originalidade. Eles têm prazer em ser os Beatles, e eu não me ressinto do fato de que sejam multimilionários, porque isso faz parte. Eles têm de brigar mesmo com esse sorrateiro homem dos impostos".

A participação de Paul foi providencial e matadora. Na faixa, ele dá uma verdadeira aula de baixo, além de fazer os solos de guitarra espetaculares. Participaram da gravação: George Harrison - vocal principal e guitarra; John Lennon - backing e gutarra base; Paul McCartney – backing, baixo e guitarra solo; Ringo Starr – bateria e tamborins. George Martin foi o produtor e Geoff Emerick o engenheiro de som.
Para fechar com chave de ouro, a gente confere "Taxman" em três momentos: com os Beatles, com George Harrison e Eric Clapton ao vivo no Japão; com Tom Petty And The Heartbreakers no "Concert For George."

14 comentários:

Valdir Junior disse...

Demais , Demais !!
Acertou 'Na Mosca " com esse post Edu
Esse solo de guitarra do Paul foi tão bom que o próprio George elogiou em uma entrevista a Revista Guitar Player !!!

Parabéns Edu !!!Gostei Demais !!!

Edu disse...

VALeu, Valdir. "Um fã verdadeiro sabe do que os outos gostam". PM

Edu disse...

O que mais me deixa impressionado, é que, mesmo depois de quase 50anos, embora tantos (até os melhores, o que foi o caso aí em cima), tentem "imitar" ou "reproduzir", ou apenas tentar fazer o "som" dos Beatles, ninguem conssegue. Mesmo uma banda dessa, boa pra c...., e nem o próprio Harrison, ainda com o apoio de Clapton não consegue a energia da gravação original lançada no LP de1966. Alguns amigos podem até discordar do que estou falando. Mas me atrevo AQUI e AGORA a afirmar que nenhuma regravação de nenhuma música dos Beatles, mesmo com os próprios compositores, ou não, mesmo com outros, tenha ficado melhor ou superior à original! Donde, chega-se facilmente à conclusão que, de fato: os BEATLES SÃO IMBATÍVEIS! De todos os vídeos, o que eu gostei mais foi dos Beatles Cartoons!

Edu disse...

Só mais uma: recomendo a todos que ainda não têm os remasters de 2009: Corram! Até o fim do ano é provável que desapareçam". É como você comprar um carro e usar 40 anos e ele ir para o Caldeirão do Huck no quadro Lata Velha. O som dos remasters é incomparavel! Uma tecnologia que se desenvolveu muito desde "Love". Abração!

Adrielle disse...

Como é que é? Paul fez um solo numa música de Harrison? Absurdo!

Valdir Junior disse...

Sou obrigado a concordar com você Edu !!!Mesmo os próprios Beatles não conseguem superar as versões originais , recentemente o Paul disse coisa parecida , que a musica hoje não dá para ser comparada com a feita pelos Beatles ( e eu posso dizer que também mesmo a TOCADA pelos Beatles )

Abração !!!

João Carlos disse...

Edu fez o post e o comentário definitivos.
PS: O cara do baixo é muito bom!

Leonardo Polaro disse...

Antigamente até que tinha mais curiosidade para ouvir/comprar discos d outros artistas interpretando a obra do fab four.
Hoje em dia ando meio saturado d tudo isso,exatamente pelo que o Edu levantou aqui. Ou seja,a obra definitiva deles esta contida em suas próprias gravações,sejam elas rústicas ou não.
Nunca esqueço na época do lançamento do Antologhy, que um tio meu (beatlemaníaco) dizia que os beatles eram muito bons,mas ´´tecnicamente´´ eram péssimos em estúdio. Bobinho,ele se referia aos esbossos de música lançados no antologhy,esqueçendo que aquilo na verdade eram pedras preciosas mal lapidadas ainda.

henrique disse...

A abertura do seriado do Batman era a versão do The Who ou era outra? Alguém responde? (curioso)

henrique disse...

Ah, o velho Paul toca o solo de guitarra na música do George e depois em 'Let it be' não deixa o George tocar quitarra nos versos iniciais da sua Hey Jude...rsrsrsr

Edu disse...

Toca. E não é só nessa não! Vou fazer uma postagem especial sobre isso - o McCARTNEY GUITARRISTA. Aguardem!

Macauley Dominguez disse...

Olá Edu, uma sugestao, sera q vc poderia fazer mais algum post sobre mr Bob Dylan, ou algum disco sensacional dele?? Valeu Edu e parabens pelo blog!!

Edu disse...

Sabia que ia gostar, JC. Abração!

A VIDA NUMA GOA disse...

Ótimo post.

Há um tempo também escrevi sobre esta canção em meu blog:

http://avidanumagoa.blogspot.com/2010/04/taxman.html