quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

OS SHOWS QUE OS BEATLES FIZERAM NOS STATES

Os Beatles excursionaram pelos Estados Unidos três vezes em toda sua carreira. A primeira turnê durou 5 semanas. Eles apareceram pela primeira vez nos EUA em fevereiro de 1964 para algumas apresentações na televisão no programa The Ed Sullivan Show, mas também fizeram duas aresentações em concertos ao vivo. Eles voltariam aos EUA ainda em 1964 para a primeira grande turnê em que os shows foram precedidos por Jackie De Shannon, The Righteous Brothers, The Bill Black and the Exciters. As datas foram:}
A segunda turnê em 1965 foi a mais curta e composta por apenas 12 apresentações. Agora, "Eles" já eram eles. Dessa vez, quem abriu para os Beatles foram: The King Curtis Band, Cannibal, & The Headhunters, Brenda Holloway e Sounds Incorporated. As datas foram:
A turnê pela América em agosto 1966 foi a última de suas carreiras. Os shows foram abertos pelas Ronettes e Cyrkle. As datas foram:
Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 1964, os Beatles tocaram ao vivo pela primeira vez nos EUA. Obviamente não foi uma turnê, resumindo-se à apresentações calculadas para que obtivessem impacto na mídia local, como a apresentação no Ed Sullivan Show (uma audiência de 73 milhões de telespectadores), e mais dois shows - no Washington DC, e no Carneige Hall. Ainda em 1964, em agosto, eles voltaram aos EUA, desta vez para uma megaturnê de 31 apresentações no espaço de 24 dias. Foi nessa tour que o grupo "inventou" as exigências de camarim, simplesmente porque os quatro não poderiam sair de lá durante horas. Os contratos rezavam também que os Beatles não tocariam, em hipótese nenhuma, para platéias segregadas, uma constante nos EUA da época. O primeiro show do grupo foi no Cow Palace, em São Francisco (19/08) e o último foi em Baltimore (13/09). Entre um show americano e outro, o grupo ainda conseguiu arrumar tempo de tocar no Canadá, com datas em Vancouver, Toronto e Montreal. Em agosto de 65, partiram para uma série de 11 shows pelos EUA. O show de abertura foi a inauguração do Shea Stadium, onde eles estabeleceram a audiência recorde de 55.600 pessoas na platéia. Em agosto de 1966, eles voltam novamente aos States iniciando uma turnê de 15 dias. O último show em solo americano - e último show oficial dos Beatles - aconteceu no Candlestick Park, em São Francisco, no dia 29 de agosto de 1966.
Fonte: "The Book Of Beatle Lists", de Bill Harry.
A  gente fica agora com os rapazes no 1º concerto ao vivo, em Washington, onde o pobre Ringo tinha que ficar girando a bateria. Apesar disso, o sucesso foi arrasador!

13 comentários:

Valdir Junior disse...

Só Vou Dizer ...A-D-O-R-E-I !!
Edu matou a pau , mais uma vez !!

Edu disse...

VALeu! Acreditaria se dissesse que comprei essa maravilha desse livrinho num sebo há mais de 15 anos pelo que hoje seria R$ 10,00? Eu amo meu trabalho!

henrique disse...

Edu, que tal ( após terminar essa série da conquista americana ) você fazer uma matéria sobre os Beach Boys, a rivalidade sadia entre eles e os Beatles, Pet Sounds, Smile, o colapso de Brian Wilson etc,etc... Vida longa ao Baú!

Edu disse...

Então Henrique, esses garotos já estiveram por aqui várias vezes... Experimente digitar "Beach Boys" no mecanismozinho de busca no blog, lá em cima, logo abaixo e à direita do topo. Veja o que aparece. Blz?

Edu disse...

"I LOVE THE BEATLES!"

Edmundo Macalé disse...

EU também, velho! "Never Forget Abaout Me"....

Edu disse...

Podeixar, never!

henrique disse...

Ah Edu, realmente tem muitas matérias sobre os Beach Boys...citei o nome deles por que de alguma forma eles meio que permeiam a História dos Beatles...mas pra mim os Beatles são imbatíveis, enquanto o Fab Four gravou no mínimo uns 5 discos que sempre aparecem na lista dos melhores de todos os tempos (Rubber Soul,Revolver,Sgt. Pepper,The Beatles,Abbey Road) os Beach Boys só possuem um clássico realmente ( Pet Sounds). Vida longa ao Baú!

Blog do Desembargador do Futuro disse...

Muito bom,excelente post!!!

Leonardo Polaro disse...

Beach Boys só tem um clássico ? discordo Henrique.Ok ok , o pet sounds é maravilhoso e coisa e tal,todos sabem disso. mas sugiro que procures algo sobre a discografia completa deles,pois há outros discos tão antológicos qnt pet sounds. Exmplo:sunflower;surf´s up;holland;today!;summer days & summer nights;smile...etc
grande abraço.

henrique disse...

É... meu comentário foi muito limitante da obra dos Beach Boys...mas Pet Sounds seria o ápice criativo deles, correto? Abraço Leonardo.

Leonardo Polaro disse...

Henrique,na minha humilde opinião,sim!

Cacá disse...

I LOVE THE BEATLES, TOO.
Ficou muito legal esse post.
Um beijão da irmã,
Cacá