sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PAUL McCARTNEY & STEVIE WONDER - EBONY AND IVORY

No dia 29 de março 1982, foi lançado o single "Ebony and Ivory" canção de Paul McCartney realizada com Stevie Wonder que foi direto para nº 1. Tanto nos States como nas terras da rainha. Resumidamente, a música é sobre o ébano (preto) e o marfim (branco) teclas de piano, mas também tem a ver com a integração e harmonia racial de maneira mais profunda. O título foi inspirado por McCartney ouvindo Spike Milligan dizer "notas pretas, notas brancas, e você precisa tocar as duas para conseguir harmonia". "Ebony and Ivory" está no álbum de McCartney Tug of War e invadiu as paradas de sucesso de todo o mundo em 1982. Embora escrita por McCartney sozinho, a canção foi realizada ao vivo no estúdio junto com Stevie Wonder, porém devido aos conflitos de horário de trabalho, ambos gravaram suas partes no vídeo original separadamente. As sessões que produziram a faixa foram as mais longas de "Tug Of War", acontecendo em diversas etapas entre fevereiro e dezembro de 1981. "Ebony and Ivory" ficou durante sete semanas na primeira posição do Billboard Hot 100, e foi o quarto maior hit de 1982. Para McCartney, a canção atingiu o topo dos gráficos de qualquer obra sua pós-Beatles, para Wonder, um sucesso comercial sem precedentes. "Ebony and Ivory" passou ainda cinco semanas acima do "Adult contemporary chart". Passados 28 anos da música ter sido lançada, Paul McCartney e Stevie Wonder finalmente a interpretam juntos num espectáculo na Casa Branca em frente a uma plateia, na qual estão presentes diversas personalidades como o presidente Obama. Fã incondicional de McCartey! Abração!

8 comentários:

Edu disse...

Abração especial para meu irmãozinho e meu amigão do coração MARIOZINHO!

Valdir Junior disse...

Esse compacto foi o 1° disco que comprei do Paul !!!

Anderson disse...

Paul e Stevie, dois monstros da musica!

João Carlos disse...

Na titela! No words"

henrique disse...

Clássico absoluto! Também gosto muito da versão em que o Paul canta sozinho...aliás o Tug of war é um dos melhores trabalhos do Paul nos anos 80 (na minha singela opinião),com faixas fantásticas como Take it away e Wanderlust (genial o contra canto desta música,coisa de Beatle mesmo). Edu, segue em frente com o teu trabalho nesse blog,todos os dias entro ansioso,esperando mais uma matéria legal.Abraço!

Leonardo Polaro disse...

O amigo aí d cima citou ´´Wanderlust´´ e concordo plenamente. Seria perfeitamente uma música dos beatles ! Aliás,quem produziu este disco? Um tal de George Martin...

João Carlos disse...

De fato o TUG... é um discaço. E tem outra com o Stevie Maravilha, WHAT'S THAT YOU'RE DOING. Funkaço!

Evelize Volpi disse...

Gente quem foi no primeiro show do Paul em 2011 no Rio de Janeiro...teve o privilégio de ouvir na passagem de som Ebony and Ivory, mesmo naquela fila, com o calor escaldante do Rio ouvir nosso ídolo lá dentro cantando foi Lindo, e todos aplaudindo.Amei !