quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

THE BEATLES: ROCK BAND - GABRIEL FÁVERO

Olá Edu! Terminei de fazer a matéria sobre o jogo dos Beatles. Demorou um pouquinho para fazer e revisar tudo mas acho que agora está legal. Ela está anexada junto ao email e caso você queira editar alguma coisa fique a vontade. Nesse documento adicionei algumas fotos e vídeos e inseri os links em baixo para você poder pôr eles no blog sem problemas. Na parte em que está escrito "e até animações como esta (link)" o que eu quis fazer foi anexar o link do vídeo na palavra, para assim não ocupar espaço, aí se você puder inserir o link na palavra (usando o hiperlink) eu agradeceria. Em fim, espero que goste da matéria, mesmo não gostando do jogo. Se você não tiver gostado, sinta-se a vontade para recusar adiciona-la no blog, entenderei perfeitamente. Só peço para me mandar um email avisando para eu não ficar na expectativa. Agradeço pela oportunidade, Gabriel Fávero.

The Beatles: Rock Band – Brincar de ser um Beatle?
Ok, já não é novidade nenhuma saber que existem dezenas de produtos diferentes lançados oficialmente como produtos dos Beatles. Filmes, documentários, gibis e até mesmo brinquedos são exemplos do quão a nossa banda favorita se expandiu mundo a fora, mas será que passou pela cabeça de alguém que ela teria até mesmo um jogo de videogame? Bom, passando ou não esse tal jogo existe e já está aqui faz um tempinho.
The Beatles: Rock Band foi anunciado em meados de 2009, em comemoração a chegada dos álbuns remasterizados da banda no mercado, e lançado no dia 9 de setembro do mesmo ano. A ideia é simples: você escolhe um entre quatro instrumentos musicais (guitarra, baixo, bateria ou microfone) e toca, ou pelo menos brinca de estar tocando, algumas das mais famosas músicas dos garotos de Liverpool, e tudo na ordem de lançamento, ou seja, de “I Saw Her Standing There” a “The End”. Além disso, o jogo também tenta reproduzir alguns dos mais históricos cenários em que eles passaram, como o Shea Stadium, Ed Sullivan Show e até os telhados da Apple Studios, tudo rico em qualidade e detalhes.
A experiência de “tocar” músicas originais dos Beatles com o som da própria banda é única, mas tem lá suas desvantagens. Infelizmente para “tocar”, você é obrigado a usar “instrumentos” que só funcionam no videogame. Para quem sabe tocar guitarra ou baixo, tentar o jogo pela primeira vez com aquela guitarrinha de plástico chega a ser frustrante, para não dizer outra palavra. Em vez de notas de verdade o jogo lhe manda notinhas coloridas, para você ficar apertando com esse maravilhoso instrumento de mentirinha. Não deixa de ser divertido, principalmente para os que não sabem como tocar de verdade e que gostam de uma experiência mais light, porém quem realmente sabe acaba passando por vários apertos até se acostumar. Depois que você finalmente pega o jeito, jogar se torna uma experiência muito agradável. Já quem toca na bateria ou que canta tem a chance de desfrutar do jogo dês do início. Cantar no jogo é simples e fácil (para quem sabe, é claro), chegando a ser quase como um karaokê. Já na bateria, mesmo com os malditos botões coloridos, tem uma jogabilidade muito natural, chegando a ser até intuitiva. Assim, os que realmente sabem desfrutam do jogo ao máximo e os novatos conseguem aprender a tocar um novo instrumento de verdade “brincando de Ringo”.

O interessante do jogo é que ele não se baseia somente em tocar, nele você tem a chance de aprender sobre a banda. O game lhe mostra em vídeos e até animações como esta:

A evolução dela, tudo de maneira bem colorida e interativa. Curiosidades, fotos, vídeos, até mesmo pedaços de fita que foram cortados da versão final da música (aqueles comentários e pequenos ensaios antes de cada música) foram incluídos no game. Dessa forma, o jogo acaba sendo uma forma mais dinâmica de aprender sobre a banda, aguçando a curiosidade dos novatos e enchendo de nostalgia os beatlemaníacos.
Muitos devem estar se perguntando se vale realmente a pena gastar dinheiro com um joguinho dos Beatles, sendo que nunca teve tanta afinidade com videogames. Na minha mera opinião, se você nunca gostou de videogames de maneira alguma, como é o caso de nosso amigo Edu, e não tem qualquer vontade de mexer com o aparelho, não vale a pena gastar seu dinheiro nisso, afinal, não é porque você é um super fã deles que vai gastar seu dinheiro em tudo que vê por aí. Mas para aqueles que gostam de uma experiência nova, recomendo dar uma chance ao jogo. Por mais que pareça estranho brincar de estar tocando uma música com uma versão cartunesca dos fab4 no fundo, é uma experiência muito divertida. Você acaba incorporando cada música de maneira diferente, e ainda tem a chance de conhecer, ou até relembrar, mais um pouquinho de uma das melhores bandas de todos os tempos.

Muito bem aclamado pela crítica especializada, The Beatles: Rock Band só no ano de 2009 vendeu quase 2 milhões de unidades. Ele foi lançado para o Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii e possuí mais de 45 músicas disponíveis.

9 comentários:

Edu disse...

Ok, Gabriel. Valeu!

João Carlos disse...

Sou do time do EDU. Meu irmão até comprou pro neto que está mandando ver.Testemunhei.Mas até agora não tinha lido nada com a clareza e com tanta fluidez como este post.Trabalho muito bem feito que nos faz compreender com naturalidade o "game".E olha que aqui os vídeos não abrem (verei em casa).Parabéns e um muito obrigado ao Gabriel.
PS: No 4shared,achei apenas Lovely Rita e Wait versões do game. Dão de 10 nos remastereds.EDU poderia "tentar" disponibilizar estas versões (áudio)para os BAUrets!

Gabriel Fávero disse...

Oba! Valeu Edu! :)

Valdir Junior disse...

Bela Postagem Gabriel !!
Até gosto de jogar um pouco, mas fiquei com os 2 pés bem atrás com esse jogo , como já toco Guitarra /Baixo e até canto um pouco, isso pelos menos para mim é o mais emocionante " tocar as musicas de verdade " e essa experiencia do game fica para aqueles que não querem ou não podem apreender a tocar um instrumento seja ele qual for para verdadeiramente sentir o quanto essas musicas são gêniais , inovadoras , espertas e acima de tudo a alegria que elas nos trazem executando-as
Para mim o bom mesmo nessa estoria todo do jogo são as novas mixagens e takes disponíveis , faço coro com o JC para disco só com isso !!

De qualquer forma Gabriel , valeu muito sua iniciativa de mostrar um lado mais " ludico " dos Beatles !!

Um Abraço !!!

Matheus Elias disse...

Otima postagem Gabriel! Parabéns!

Anderson disse...

Parabéns ao gabriel pelo excelente post, digno de estar no bau do edu

Leonardo Polaro disse...

Em relação à videogame sou do tempo do ATARI,e ai de quem venha falar mal dele...rs
Concordo com o Valdir,pois também toco guitarra/violão e ter a oportunidade de interpretar vc mesmo esses acordes maravilhosos,não tem preço.A primeirona que consegui tirar na viola foi ´´eight days a week´´,inesquecível sensação !
Deixo o game pra mulecada mais nova ir descobrindo os fab four.
Parabéns Gabriel !

João Carlos disse...

CAMPANHA LANÇADA: QUEREMOS DOWNLOADS DAS VERSÕES EM ÁUDIO DO GAME "ROCK BAND".

Agora é contigo EDU!!! KKKKKKK!

A VOZ DO POLVO É A VOZ DE ADEUS!

O SONHO ACABOU! MAS OS PASTÉIS E REFRIGERANTES NÃO!

Edu disse...

AHAM!