segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BOB MARLEY - POPSTAR DO 3º MUNDO


Robert Nesta Marley, o grande Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Saint Ann, Jamaica. foi cantor, guitarrista e compositor. O mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira como divulgava a religião através de suas músicas. Filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944. No dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho. Raramente os via, pois estava constantemente viajando. Após a morte de Norval em 1955, Marley e sua mãe se mudaram para Trenchtown, uma favela de Kingston, onde o garoto era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura (1,63 m). Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.
O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell, em 1971, na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com No Woman, No Cry em 1975, que ele ganhou fama mundial.
Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya e onde também foi preso pela posse de um cigarro de maconha. Ele lançou a música Africa Unite no álbum Survival em 1979, e então foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.
Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge (na verdade, a preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas rastas. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo). Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas e sua doença foi revelada para seu público. O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.
Bob foi casado com Rita Marley, uma das "I Threes", que passaram a cantar com os "Wailers" depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outro de seus filhos, Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiu carreira musical.
A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo. Após a sua morte, a data de seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.
No final dos anos 1970, a música No Woman, No Cry, ganhou uma versão em português feita pelo baiano Gilberto Gil. Ela virou "Não Chore Mais".Foi um sucesso arrasa quarteirão. Bob Marley esteve no Brasil uma única vez, em março de 1980. Para quem quiser conferir a matéria da rede globo, o link é: http://www.youtube.com/watch?v=dLWReQ84YHM
Esta foto clássica de George Harrison e Bob Marley foi tirada em 13 de julho de 1975, nos bastidores do Teatro Roxy, em Los Angeles, Califórnia. Tendo ouvido que George era um fã da música de Marley, o presidente da Island Records, Charley Nuccio, convidou George para o show para o show e conhecer Marley. Quando disse que George Harrison estava nos bastidores, Marley visivelmente iluminou-se e disse, "Ras Beatle!"
Eles tiveram uma conversa breve de cinco minutos e demonstraram um respeito mútuo e admiração. Existe um cartaz "fake" que circula na rede, de um "show" de George Harrison com Bob Marley em Londres, no Liceum Ballroom em 15 de julho de 1975. Teria sido muito legal, mas isso nunca foi planejado e nem aconteceu.

6 comentários:

henrique disse...

Os Beatles de modo geral admiravam (ou admiram) o Bob... Harrison, Paul (que aparece até em um clip do Bob,acho que one love), o John, que no Live in New York City flerta com o reggae, certamente gostava do cara também...ahh eu já ouvi uma versão de And I Love Her cantada pelo Bob na fase Ska.

Bárbara Mesquita disse...

Parabéns, ótimo post ..

Valdir Junior disse...

Só fico pensando na grande Jam Session que acontece " do outro laudo " com todas essas feras que estão lá ( John , George , Elvis , Buddy , Bob Marley e etc.. )!!!!
O Bob Mraley realmente é um musico fantastico, pena que viveu pouco !!
Parabens Edu pela postagem !!!

Edu disse...

Esse tipo de música - reggae - nunca foi minha praia. Pelo contrário. Mas admiro e respeito Bob Marley talvez, mais pelo "cidadão do mundo" que foi.

Magic ALEXXX disse...

5 min? Não deu tempo nem de ver um! oras!

Ato Comics disse...

Lembrando da participação do Paul Mccartney no clip póstomo "one Love".