domingo, 5 de fevereiro de 2012

ALGUÉM SABE QUEM FOI THOMAS DEKKER?

Era poeta e dramaturgo. Nasceu em Londres em 1572 e morreu em Clerkenwell, em 25 de agosto de 1632. Dekker era contemporâneo de Shakespeare. A primeira notícia sobre o escritor data de 1598, quando aparece no Jornal de Philip Henslowe; na tal data se achava ao serviço da companhia teatral do Lord Almirante, para a qual escreveu dez dramas e colaborou em trinta entre 1598 e 1602. Apesar de sua abundante produção cênica, viveu uma existência precária e esteve na prisão por dívidas entre 1613 e 1618. Em 1600 ‘Golden Slumbers’ foi publicada pela primeira vez em “The Pleasant Comedy of Old Fortunatas”.
Em 1969, Paul McCartney criou a canção baseado nesses versos do poeta renascentista, que ele viu no caderno de música de sua meiairmã Ruth. “Golden Slumbers” foi lançada como uma canção dos Beatles composta por Paul McCartney, e creditada à dupla Lennon & McCartney, lançada no álbum Abbey Road. Ele estava na casa de seu pai em Cheshire brincando ao piano. Enquanto folheava um livro de músicas que pertencia à sua meia-irmã Ruth (o velho Jim McCartney tinha se casado de novo). Paul se deparou com a canção de ninar “Golden Slumbers” de Dekker. Sem conseguir ler a música, criou sua própria melodia, adicionando novas palavras enquanto dedilhava.
A introdução com as notas de piano, lembram “The Fool on the Hill” do álbum Magical Mistery Tour. Paul McCartney canta e toca esse piano. George Harrison toca baixo e Ringo Starr toca bateria. John Lennon não participou da gravação por estar em convalescença de um acidente de carro na Escócia. A parte orquestral é composta por 12 violinos , 4 violas, 3 trompetes, um trombone, um trombone baixo e 4 cornetas. O arranjo é de George Martin, claro.
E para encerrar, Paul ao vivo de novo, no “Montserrat” emendando com “Carry That Weight” e “The End”, no clássico final do meddley de Abbey Road, atendendo ao pedido da amiga Márcia Oliveira. Valeu! Abração!

8 comentários:

Renata Ramon disse...

Então Edu? pode-se concluir que Paul plagiou o poema de Thomas Dekker?
R.R.

Edu disse...

Wellcome Renata! Acho que nem tanto nem tão pouco. O poema de Dekker foi somente uma “referência” Uma !inspiração”, um “tributo” e até uma homenagem feita por Paul. Um artista tão popular como ele, não seria tão tolo de plagiar logo alguém da própria terra. Concorda? Mas se eu fosse herdeiro de Dekker ia reclamar o meu quinhão.

LSelem disse...

Adoro essa música e não sabia da história, nem do poeta... Também acho que foi uma inspiração do Paul.

Perut disse...

Rapaz, uma das coisas boas dos Beatles é que quando acho que sei muito sobre eles vejo que não, já li tanto sobre os Beatles, tenho tudo que caiu em minhas mão sobre eles, tanto ao vivo como na internet, sempre vejo novidades, como algumas desse excelente blog. As músicas,sempre que ouço,descubro um som aqui outro ali, eles são demais, nunca houve nem haverá coisa melhor que Beatles,quando for música.

Valdir Junior disse...

Edu , com certeza os copyright de Thomas Dekker na época que o Paul fez a musica já estavam em domínio publico .Concordo com você que o Paul não seria tão leviano assim , alem do mais o talento que ele tem para fazer musica é uma benção dos Céus , ele não precisa disso , não é ??!!!

Abração

João Carlos disse...

A melodia é inédita.Ele escreveu.Boa parte da letra estava lá.De qualquer maneira a canção de tão antiga já estava sob Domínio Público, o que não acataria reclamação dos herdeiros.

Leonardo Polaro disse...

Bem,falando de inspiração,escutem a famosa ´´he´s so fine´´ e me digam se Harrison plagiou-a ou não em sua magnífica ´´My sweet lord´´.
Eu fico com a pulga atrás da orelha...

Marcelo disse...

Independente de tudo, esta canção me emociona até a alma. Sinto como que transportado para algum lugar superior quando o Paul canta, dramaticamente, esta canção. Uma das maiores deles, pena que tão curta. Me pego pensando, às vezes, como seria uma versão extendida desta música simplesmente maravilhosa. Obrigado Paul, por tanta beleza em tão pouco tempo de duração desta canção...