quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

JOHN LENNON & YOKO ONO - HAPPY CHRISTMAS (WAR IS OVER)


Happy Xmas (War Is Over) foi escrita por John Lennon, e lançada como single em 1971 pela Apple Records, alcançou a 3ª posição da Billboard, a primeira aparição oficial da música em um álbum, foi em 1975 no disco Shaved Fish. Embora seja uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã, tornou-se umas das mais famosas musicas de natal fora do eixo das musicas popularmente clássicas, e já foi gravada em varias línguas, entrando em quase todas as compilações de natal. A letra é baseada em uma campanha do final de 1969 organizada por Lennon & Ono, que alugaram varios outdoors e colaram cartazes em doze cidades espalhadas pelo mundo com a frase: "WAR IS OVER! (If You Want It)", as cidades escolhidas foram: New York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlin, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque.
"Happy Xmas (War Is Over)" se tornou um dos maiores sucessos da carreira solo de John Lennon. Foi gravada dois anos depois de composta, no final de outubro de 71, nos estúdios da Record Plant em Nova Iorque com a ajuda do produtor Phil Spector. A gravação apresenta um grande coral de crianças do Harlem Community Choir.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

A Insuportável versão da Simone para "Happy Xmas" conseguiu fazer eu não suportar nem mesmo aversão original. Apesar da utópica mensagem de paz e tudo mais.

João Carlos disse...

Meio sem querer é a mais bela canção natalina. Tão icônica que nem Simone conseguiu derrubar.

Marcelennon disse...

Concordo com o Jo0ão Carlos. Para im, é a mais bela canção natalina... E nem a Simone conseguiu, apesar de ter se esforçado muito para isso, derrubar...